Nosso Blog
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
  O profissional invisível
O Profissional Invisível:
um manual prático para desempregados
Luís Sérgio Lico

O Profissional Invisível é uma obra que se desenvolve em duas frentes: Ajudar a todos os que buscam uma recolocação profissional e se deparam com processos obsoletos, marcados por sistemáticas carregadas de impessoalidade, crenças, preconceito e ignorância. De outra, quer lançar luz sobre questões vitais para o universo de recursos humanos, desde a especialização em gestão humana até a superação de antigos modelos ainda em vigor. Após uma pesquisa de dois anos, dentro do labirinto dos mitos corporativos, publica-se este documentário instigante, que desconstrói o itinerário de testes e paradigmas exigidos para a contratação. O autor em sua análise, põe em xeque a validade ética de sistemas de seleção que reduzem candidatos a meras tabulações, descaracterizando-os como indivíduos. Neste itinerário, o tratamento dispensado ao "capital humano" a ser adquirido pela organização o transforma em cidadão de segunda classe, apenas sujeito à avaliação e rotulagem meramente quantitativas. O intuito é explicitar os mecanismos e percursos do padrão da resistência, seleção e perda de identidade, que se sucede à demissão, orientando ao leitor sobre como evitar as armadilhas do mercado, conhecer seus requisitos, safar-se dos golpistas e manter o foco e a necessária auto-estima. Paralelamente ao relato de uma realidade que assombra milhões, o objetivo principal é oferecer uma síntese deste ocultamento, desta ditadura do perfil a transformar talentos em coisas intangíveis. Relata-se como se perde - pouco a pouco - a somatória das competências através das incapacidades operacionais e dos contaminantes observados na aplicação indiscriminada de métodos de avaliação sócio-psicológicos superados, inadequados ou até mesmo ilícitos. O ferramental de uso massivo - os chamados laudos, dinâmicas e testes - carecem de suporte científico e nada avaliam, sendo utilizados apenas para uma espécie de “efeito peneira” ou retórica comercial. Desta maneira, o autor tenta demonstrar o viés desnaturado das relações corporativas, a omissão, a ineficácia de seus instrumentos de seleção e - pelo lado consultivo desta abordagem -, constatar a orientação administrativamente obsoleta e custosa deste modelo. Muito mais que um posicionamento crítico, de cunho filosófico contemporâneo, a obra procura oferecer soluções e informações práticas para quem está PHd (por hora disponível) e necessita urgentemente orientar-se no absurdo cipoal das requisições atuais para contratação. O livro é redigido em linguagem acessível e bem humorada, no entanto sua temática é da maior seriedade e convida ao debate. Além do estudo, o leitor encontrará comentários consultivos, sites específicos, esclarecimento de processos, legislação, empresas confiáveis, listas de discussão, material motivacional, reportagens, cursos e dados relevantes.
 
Psicóloga Rosemar Prota, CRP 06/66915, formada e mestre em Psicologia Clínica pela USP. Consultório Metrô Trianon-MASP, SP. Site de EAD www.cursosonline.ensinar.org E-mail para contato: rprota@usp.br

Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil
Arquivos
06 maio 2007 / 13 maio 2007 / 20 maio 2007 / 03 junho 2007 / 10 junho 2007 / 17 junho 2007 / 24 junho 2007 / 01 julho 2007 / 08 julho 2007 / 15 julho 2007 / 29 julho 2007 / 09 setembro 2007 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]