Nosso Blog
domingo, 9 de setembro de 2007
  Atitude
Mudança de Atitude
parte I
Rsoemar Prota


Para uma mudança de atitude eficaz, ou seja, que perdure, são necessários alguns quesitos. Primeiro, que as mudanças sejam feitas a partir da motivação interna, ou seja, de metas e objetivos traçados por mim que me levem a tomada de atitude da mudança.

Quando nos voltamos internamente para a partir deste movimento compreendermos os eventos externos estamos mais aptos a mudanças duradouras e consistentes, mudanças que ocorrem de dentro para fora, ou seja, partem de mim e influenciam o meio social em que vivo.

Toda mudança positiva não deixa de levar em conta que devemos cuidar de nós, do nosso grupo familiar e de amigos e do planeta como um todo, isto é responsabilidade social.

Qual a missão de cada um de nós neste planeta? Quais os nossos grandes desafios? O processo de identificação e avaliação de nossas metas de vida é contínuo e dinâmico, é o próprio processo de viver.

Para vencer grandes desafios, de novo, são necessários alguns quesitos. Primeiro, que tenhamos objetivos claros, metas claras, foco. A partir daí, a decisão de superar os grandes desafios é fundamental para que realmente os superemos, um ato de dúvida aí pode ser desastroso.

Lembremos de Ulisses, personagem principal da Odisséia, de Homero, quando, em meio à tempestade sabia que seria tentado pelas sereias com seu canto sedutor e hipnotizador e que sua tripulação, assim encantada, seria levada à morte. O que ele fez? Cuidou de sua tripulação instruindo-lhes a tampar os ouvidos com cera e cuidou de si mesmo instruindo aos homens que o amarrassem firmemente ao mastro do navio, e que não o soltassem em hipótese alguma. Assim, Ulisses, com sua clareza e foco superou este grande desafio do encantamento, que já havia levado tantos navios ao naufrágio de encontro às rochas. Se ele houvesse titubeado ou demonstrado insegurança, sua tripulação provavelmente também ficaria insegura e neste caso talvez não conseguisse ser mais forte do que o desafio de resistir à tentação do canto das sereias.
 
Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Psicóloga Rosemar Prota, CRP 06/66915, formada e mestre em Psicologia Clínica pela USP. Consultório Metrô Trianon-MASP, SP. Site de EAD www.cursosonline.ensinar.org E-mail para contato: rprota@usp.br

Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil
Arquivos
06 Maio 2007 / 13 Maio 2007 / 20 Maio 2007 / 03 Junho 2007 / 10 Junho 2007 / 17 Junho 2007 / 24 Junho 2007 / 01 Julho 2007 / 08 Julho 2007 / 15 Julho 2007 / 29 Julho 2007 / 09 Setembro 2007 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]